quinta-feira, junho 11

O Velho Náufrago

Ao olhar para trás,
Os grãos que se agarram à base,
Colados com vales,
Invernos e Verões,
Cada um com a sua história,
Uma fotografia que se retém na pele,
Formando um álbum envelhecido.
Os olhos dilatam o tempo,
Ele dilata-se a ele próprio,
Ao regressar dos rubros verdes anos.

De mão dada com as tuas palavras,
De sabor jovial,
Sempre me senti embalado
No teu sopro aberto e bailante.
Eras o meu pulmão esquerdo,
O meu bom coração,
A segunda pele.

Até que um dia se espalhou pelo mundo,
Foi colorir de sonhos o teu existir.
O voo da alma,
Da tua alma.
Um longo Sem-Esquecer
Estendeu-se à minha porta,
À minha mesa,
No meu colo,
Nos pontos brilhantes dos meus olhos.

É que ontem, lá longe, olhei-me ao espelho
Escondido sob um manto engelhado.
E vi-te.
O teu sorriso no meu,
Pleno eu em ti,
Imagem e espírito partilhado,
Como sempre fui depois de te ser.
E se te sou ainda,
Como sei que sou,
Vou voltar a sê-lo contigo,
Agora que o tempo chegou!

Um grão que se despega da base.
A areia húmida, repleta de ouro seco,
Inunda a planta do pé.
(Trinta grãos de saudade.)
As tuas palavras lá ao fundo,
Tão perto que se inspiram.
Atrás as ondas guardam o caminho.
Lá à frente, uma cabana enterrada na praia.

Pauso finalmente o pé à tua porta.
Pauso.

Estou aqui, esculpido em madeira,
Vou crepitando a espera.
Alargo o encosto da porta
Que me leva consigo.

Perdida na brisa de uma janela estás tu.
Os olhos cedem.
Viras-te e os olhos cedem.
Toco-te e ficamos os dois.

Quero-te aqui comigo.

No nosso abraço somos erodidos pelo tempo
Somos lavados pela água salgada,
E semeados à beira-mar.
Os nossos troncos, troncos de palmeiras,
Sobem até às pontas das folhas.
Vem o vento,
Toco-te, e ficamos os dois.

3 comentários:

Anónimo disse...

É o poema mais bem conseguido da tua vida.. deves ter encontrado uma musa inpiradora mesmo especial! Acho que devias escrever mais poemas destes, já que são tão bons.. tipo um por semana =)

Anónimo disse...

Tocante

Maria Miranda disse...

Tão fofinho!!! É o meu poema..
meu amor =)